05/09/2024
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Falta de Transparência na Divulgação de Pagamentos a Médicos em Redes Sociais

Um estudo publicado no JAMA revelou que quase um em cada três médicos que endossam medicamentos e dispositivos na plataforma de mídia social X não divulgam que receberam pagamentos dos fabricantes.

O autor principal, Aaron Mitchell, MD, MPH, um oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, afirmou que o estudo foi realizado para verificar se os médicos estavam seguindo as diretrizes profissionais e da indústria em relação às comunicações de marketing.

A equipe analisou postagens de médicos na X em 2022, procurando palavras-chave que indicassem endossos de um produto. Eles então verificaram o banco de dados Open Payments dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid para ver quantos dos identificados como endossadores de um produto foram pagos pelos fabricantes.

O estudo identificou 28 médicos endossadores que receberam um total de $1,4 milhão de patrocinadores em 2022. Destes, 26 médicos (93%) receberam pagamentos do fabricante do produto, totalizando $713.976, e 24 médicos (86%) aceitaram pagamentos relacionados ao medicamento ou dispositivo endossado, totalizando $492.098.

Embora a maioria tenha divulgado que as postagens eram patrocinadas, nove médicos não o fizeram. O Dr. Mitchell ressaltou que, apesar de representarem uma pequena fração do total de médicos que usam a X, cada endosso foi postado dezenas, se não centenas de vezes.

No geral, o Dr. Mitchell observou que o problema não está no fato de o endosso ser feito, mas na falta de transparência em relação aos pagamentos recebidos pelos médicos.

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